Estruturação Organizacional

Por quê – Não faltam exemplos de organizações que, embora contando com um pensamento estratégico bem elaborado, boas condições operacionais, financeiras e de mercado, além de profissionais tecnicamente qualificados, fracassam pelo simples fato de seus planos se perderem na distância entre as intenções e a execução. O mal tanto atinge jovens empresas cujos projetos idealizados pelos fundadores jamais chegarão a se concretizar como solapa negócios consolidados. Quantas vezes temos visto negócios sólidos naufragarem sob movimentos de expansão, processos de sucessão, adaptação a novas condições de mercado ou tecnologias?
Afirmar que os colaboradores são o ativo fundamental das organizações é muito mais do que uma frase de efeito. Implica perceber tanto o impacto da estrutura organizacional sobre os resultados quanto as necessidades de adaptação da estrutura impostas pelo propósito, o ambiente de negócios e as estratégias da organização.

O quê – Uma estrutura construída a partir de critérios derivados da cultura e da visão da organização é a ponte indispensável entre projetos e resultados. É ela que dá forma às ideias da liderança e as transmite a todas as áreas. Definindo as políticas de relacionamento, as responsabilidades e o fluxo da comunicação, ela permite identificar não só as pessoas mais bem qualificadas para cada posição, mas também as mais dispostas e capazes de aderir aos valores institucionais, abraçar seus objetivos e causas e tornarem-se seus disseminadores, com a compreensão do papel que desempenham para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

Como – A partir do mapeamento dos processos e de entrevistas com gestores e colaboradores, a MAPA desenha as estruturas organizacionais mais adequadas à concretização do pensamento estratégico e à disseminação da cultura de cada organização.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close